Não recebi a parcela no meu seguro desemprego, e agora?

Quando trabalha através da carteira de trabalho assinada tem direito a direitos trabalhistas muito importantes. Um destes direitos e o seguro desemprego, que proporciona o pagamento de auxilio financeiro para o trabalhador brasileiro. Estas parcelas ficam disponíveis mensalmente para o assegurado e se o mesmo não receber é preciso verificar as causas. Deixou de receber o seguro este mês? Saiba como proceder a seguir.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício do trabalhador brasileiro, mas não fica disponível para todas as situações. Por isso, antes de requirir o seu beneficio e recomendado antes ter certeza que você pode acessar este recurso. A primeira observação a ser feita é em relação a demissão. Somente funcionários que foram dispensados de seu cargo sem apresentação de justa causa podem requirir o benefício.

Quando solicitar a sua habilitação seguro desempregoo contribuinte não pode ter vínculo empregatício com nenhuma empresa, nem possuir qualquer outro tipo de renda legítima. Trabalhadores flagrados em situação de escravidão, pescadores ou que tenham sido dispensados para capacitação profissional podem ter acesso a este recurso e receber o auxílio do seguro.

O que pode deixar o valor retido?

O seguro desemprego é regido por um regulamento e quando o mesmo é descumprido, pode ser que este valor fique retido. A situação mais comum para perder o direito ao auxílio, é começar a exercer um novo cargo com a carteira de trabalho assinada. Assim, considera-se que o contribuinte não necessita do auxílio e então, o restante do benefício fica retido até a próxima solicitação.

Se for comprovado, por exemplo, que o assegurado recursou entrevista ou vaga de emprego sem motivos plausíveis, ele pode perder o direito ao auxílio. Também é retido o valor do seguro, quando é pontuada divergência ou fraude na apresentação de documentos.

O que fazer se eu não receber?

Para quem está de acordo com o regulamento do seguro desemprego, mas mesmo assim não recebeu o auxílio ainda vale lembrar que é preciso solicitar a restituição do seu benefício. O órgão responsável pelo seguro desemprego é o banco Caixa Econômica Federal e para poder liberar as parcelas do seu seguro é necessário saber o motivo do atraso.

Por vezes, o atraso é devido ao repasse do governo para a Caixa, e então é mais simples de solucionar a retenção. Para outras situações, você deve solicitar atendimento do seguro direito na unidade da Caixa em que você começou a receber o benefício.