IPVA mais barato impulsiona venda de carros híbridos em Santa Catarina

Com o menor imposto do que 90% do Brasil, Santa Catarina se destaca na eletromobilidade

image
(crédito: divulgação/Adobe Stock)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente sobre o valor venal de um veículo, conforme a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), além de ser um imposto estadual, ou seja, suas alíquotas variam em cada estado como também as normas para desconto ou dispensa deste pagamento.

IPVA mais barato

Dentre os estados com maiores benefícios aos seus cidadãos em relação aos valores do IPVA, destaca-se Santa Catarina, com o menor imposto do que 90% do Brasil. De acordo com a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, as alíquotas do estado são mantidas em 2% para carros e utilitários nacionais, enquanto nos outros estados da região Sul do país as taxas são maiores ou iguais a 3%. Estas tendências possuem previsões a serem mantidas ao longo do próximo ano, ou seja, os proprietários que precisam pagar IPVA 2024 SC poderão aproveitar essas ótimas métricas nacionais.

Esta redução do IPVA em Santa Catarina tem contribuído para que o estado se torne um dos líderes nas vendas de veículos híbridos. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), aproximadamente 4,5 veículos que seguem este modelo são vendidos diariamente ao estado. Dentre os fatores que relacionam estes dados temos a redução da carga tributária, pois desta forma estes veículos tornaram-se mais acessíveis, incentivando os consumidores locais a optarem por uma alternativa mais sustentável e tecnológica.

Além disso, podemos pontuar também que os carros híbridos e elétricos oferecem diversas outras vantagens, dentre eles destacam-se a eficiência elétrica e o baixo custo operacional relacionado a recarga elétrica em comparação aos veículos movidos a combustíveis fósseis, o que resulta em economia significativa para os proprietários. Ademais, esses veículos contribuem para a redução da emissão de gases poluentes, alinhando-se com metas de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.

Até 2026, está prevista a construção de novas subestações, a expansão da capacidade das subestações existentes, a instalação de novas linhas de distribuição e investimentos em média e baixa tensão.

É importante lembrarmos que um dos pontos fundamentais para o crescimento sustentável dos veículos híbridos é a infraestrutura de recarga. É evidente que o desenvolvimento dessa rede é vital para apoiar o aumento do número de veículos híbridos e elétricos. Logo, para suportar o crescimento dos veículos híbridos, o governo de SC anunciou o projeto “Corredor Elétrico Catarinense”, que garante que haverá a instalação de mais de 10 estações de recarga para veículos elétricos nas rodovias de todas as regiões, abrangendo 1.500 km de rodovias e 34 estações de recarga. Desta forma, o estado consegue atender à demanda crescente por veículos híbridos e elétricos.

A redução do IPVA reflete diretamente no modelo de transporte vigente de cada estado, Santa Catarina, ao adotar essa medida, não só fomenta o mercado de carros híbridos, mas também impulsiona uma mudança mais ampla em direção à promoção da eletromobilidade e à sustentabilidade ambiental. Espera-se que mais estados sigam esse exemplo, contribuindo para um futuro mais verde e economicamente viável.