Datas comemorativas: 12 oportunidades para vender em 2023

Confira como e quais datas sazonais aproveitar para ter sucesso nas vendas durante este ano

datas comemorativas para vender
(crédito: divulgação)

As datas comemorativas carregam em si o simbolismo de presentear pessoas queridas. Diante dessa cultura, para o mercado em geral, as datas comemorativas representam ótimas oportunidades de vendas. Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday são, por exemplo, as principais datas do e-commerce brasileiro, chegando a representar mais de 30% do faturamento anual das lojas virtuais.

Pensando nisso, se você ainda não estabeleceu o calendário de datas especiais para começar a preparar seu negócio, vale considerar essas sugestões:

Datas comemorativas para vender

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08 de Março – Dia Internacional da Mulher

Essa é uma data excelente para o e-commerce, mas não apenas para flores. Engana-se quem pensa que somente as empresas consideram essa data para parabenizar suas colaboradoras. Muitas famílias também reconhecem o valor das mulheres com quem convivem. Para lojas de mimos em geral e livrarias é um ótimo momento para intensificar o tema da luta das mulheres no mercado de trabalho, por exemplo, além de vender beste sellers de grandes figuras femininas no mundo. .

15 de Março – Dia do Consumidor

É um momento de levar em consideração promoções reais como uma oportunidade de renovar o estoque. Vale começar as campanhas com bastante antecedência para ampliar as comunicações e ter tráfego qualificado.

20 de Março – Início do Outono

O setor vestuário pode se beneficiar muito desse momento para renovar seu estoque. Vale criar ofertas para as peças do verão, assim como apontar novas tendências para o guarda-roupa na próxima estação.

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14 de Maio – Dia das Mães

Vários setores podem aproveitar o Dia das Mães para vender mais: floriculturas, vestuário, jóias e perfumes, produtos de casa e tecnologia, especialmente comunicando que as mães não mais são restritas ao ambiente domiciliar.

12 de Junho – Dia dos Namorados

O setor turístico, além dos tradicionais relacionados à data, pode aproveitar essa ocasião, dada à grande procura por viagens a dois para destinos mais românticos, especialmente no período que se aproxima do inverno.

13 de Agosto – Dia dos Pais

Aqui, assim como nos Dia das Mães, pode ser explorado por vários segmentos do mercado, já que hoje os pais também cozinham, escrevem, praticam esportes, constroem, limpam suas casas, etc. Sua empresa pode se organizar bem e aproveitar o período desta data.

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12 de Outubro – Dia das Crianças

Outro clássico, o Dia das Crianças movimenta o varejo. Lojas de brinquedos e roupas, tipicamente aproveitam esse momento, mas além delas é possível que outras empresas também se beneficiem como parques de diversão, livrarias infantis, museus e outros.

24 de Novembro – Black Friday

Se a Black Friday faz sentido para o seu público-alvo e segmento, considere selecionar ofertas que realmente faça o consumidor desejar comprar como fogão black friday e outros itens para casa. Com as famosas “black fraudes”, os brasileiros estão muito mais exigentes quando o tema é Black Friday.

27 de Novembro – Cyber Monday

Um dia voltado para promoções relacionadas à área de tecnologia, logo após a Black Friday, é hora de liberar estoque para o Natal. Por isso, se esta data pode ser aproveitada por seu segmento, aproveite e faça uma ótima comunicação para vender mais.

25 de Dezembro – Natal

Impossível ficar de fora. O Natal é o período em que a troca dos mais variados tipos de presentes é intensificada, especialmente devido aos amigos-secretos, mas também para artigos de decoração, comidas e roupas. Portanto, se bem planejada, a data pode ser muito bem aproveitada.

Essas são apenas algumas, dentre muitas datas comemorativas no Brasil, que podem ser aproveitadas para vender mais em 2023.

Considere iniciar o planejamento desde já, conte com uma agência de marketing para alavancar suas estratégias, defina ofertas e condições, olhe para a capacidade do estoque, para o movimento do mercado e, principalmente, para o comportamento do seu público. Afinal, é ele quem vai dizer se sua estratégia para datas comemorativas é atrativa ou não.

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