Saiba quais os principais cuidados com o pneu do carro, a fim de prolongar a vida útil dos pneus, garantir uma condução segura e evitar danos ao veículo!
Muitas vezes, para os proprietários de automóveis, a manutenção dos pneus envolve apenas enchê-los e medir a pressão. No entanto, a manutenção de um pneu exige muito mais, pois é o único ponto de contato entre seu carro e a estrada.
Um “detalhe” rapidamente esquecido que influencia a sua forma de conduzir e a sua segurança, bem como a dos seus passageiros. A longevidade dos seus pneus requer manutenção. Alguns bons cuidados com o pneu do carro regulares podem fazer uma grande diferença na condução, preservação dos pneus e bom funcionamento do veículo.
Cuidados com o pneu do carro
Ao comprar pneu 195 55 R15 Michelin, não basta apenas realizar a nova instalação em seu veículo, você precisa ter em mente quais os cuidados com o pneu do carro frequentes com o pneu do carro são necessários para prolongar a vida útil e garantir a segurança no veículo. Confira:
1. Verifique o desgaste dos pneus
Verificar o desgaste é uma das primeiras coisas que você deve fazer para avaliar a condição dos seus pneus. Para fazer isso, monitore regularmente a altura das bandas de rodagem dos pneus e troque-as se estiverem gastas.
Os padrões de piso de seus pneus são aqueles sulcos que marcam a borracha de seus pneus. Sua profundidade deve ser de pelo menos 1,6 mm.
Em geral, pneus de boa qualidade têm um marcador de desgaste impresso na borracha que indica o nível crítico de profundidade do piso.
2. Pressão dos pneus
Uma boa pressão permite a segurança e a longevidade do pneu, pelo que é essencial verificar a pressão dos seus pneus pelo menos uma vez por mês e antes de iniciar uma viagem longa.
Seus pneus não devem estar com pressão insuficiente sob o risco de se deteriorar rapidamente, nem com pressão excessiva, caso contrário, perderão a aderência.
Ter os pneus calibrados com a pressão correta permite reduzir o risco de perda de controle, proteger os pneus contra desgaste prematuro ou danos irreversíveis em seu invólucro interno e economizar combustível.
3. Rotação dos Pneus
Seus pneus devem ter o rodízio realizado aproximadamente a cada 10.000 km ou uma vez por ano. A rotação dos pneus permite um desgaste uniforme e prolonga a vida útil dos pneus.
Mas atenção, o rodízio deve seguir regras específicas dependendo do veículo e do tipo de pneu, por isso não hesite em consultar um especialista em caso de dúvida.
4. Balanceamento
Suas rodas devem ser balanceadas aproximadamente uma vez a cada 20.000 km ou quando surgirem vibrações. Por exemplo, se você sentir uma vibração sob o banco do motorista, isso indica que a roda traseira está desbalanceada. Isso precisa ser corrigido.
O balanceamento, além de aumentar a vida útil dos pneus, protege as suspensões, direção e rolamentos do seu carro.
5. Alinhamento
O alinhamento correto do seu carro influencia diretamente no seu manuseio. Bater em um meio-fio ou qualquer outro obstáculo pode alterar seu paralelismo.
Por isso, faça com que o alinhamento de suas rodas seja verificado por um profissional após uma colisão ou a cada 25.000 km, isso também garantirá a proteção de seus pneus e a economia de combustível.
6. Válvulas de pneus
As válvulas se desgastam com o tempo porque são feitas de borracha. Portanto, é necessário lembrar de substituí-los a cada troca de pneus.
Isto é essencial para a sua segurança: as válvulas em bom estado mantém a pressão dos seus pneus e prolongam a sua vida útil.
7. Duração do pneu
A vida útil de um pneu dependerá de sua composição (conjunto de borracha e diversos materiais), bem como de suas condições de uso, condições climáticas, armazenamento, etc.
Portanto, é muito difícil prever isso. No entanto, deve manter-se atento ao estado físico dos seus pneus e detectar qualquer perda de pressão ou outra anomalia. O indicado é:
- Para qualquer pneu com 5 anos ou mais: mandar verificar por um profissional pelo menos uma vez por ano;
- Seguir as recomendações do fabricante do automóvel sobre os procedimentos de substituição dos pneus;
- Substituir pneus com 10 anos ou mais de serviço, mesmo que pareçam estar em boas condições e não tenham atingido o nível legal de desgaste.
8. Evite erros comuns
Evite também cometer estes dois erros que podem constituir grandes perigos para a vida útil dos seus pneus, para o conforto da sua condução, bem como para a travagem e tração do seu veículo.
Dirigir em velocidade excessiva
Em alta velocidade, quando seus pneus atingem um obstáculo, as consequências do impacto são amplificadas. Ao dirigir em alta velocidade, você corre o risco de danificar gravemente seus pneus.
Sobrecarga
A condução sobrecarregada aumenta o risco de sobreaquecimento do pneu, o que pode fazer com que os pneus arrebentem.