Quais as principais utilidades do cartão cidadão?

O Cartão Cidadão foi uma facilidade criada pelo Governo Federal a fim de beneficiar a vida do cidadão na hora de ter acesso aos seus direitos. Nem todo mundo sabe, mas é possível possuir diversas utilidades através deste cartão magnético proporcionado pela Caixa Econômica Federal. Você sabe quais são? Confira a seguir, alguns benefícios que você tem acesso com o Cartão Cidadão:

PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefícios dos trabalhadores que exercem funções através da CLT. Este recurso possibilita o pagamento do abono salarial, que pode chegar até a um salário mínimo. Isto quer dizer que o valor do PIS 2019 irá depender do reajuste do salário mínimo.

Com o Cartão Cidadão, você pode realizar o saque do PIS facilmente em qualquer caixa eletrônico. Basta ficar atento ao calendário do PIS 2019 e retirar o dinheiro dentro do prazo.

Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda criado pelo Governo Federal a fim de favorecer famílias de baixa renda com um suporte financeiro mensal.

Quem já possui o Cartão Cidadão tem a possibilidade de receber a bolsa direto no cartão com um saque fácil nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

FGTS

O Fundo de Garantia do Trabalhador funciona como uma conta bancaria inacessível e fica disponível para ele em algumas situações, como a de demissão sem apresentação de justa causa.

Geralmente, o saque deste valor é efetuado, como os demais benefícios da CLT, através da Caixa, mas quem tem o Cartão Cidadão tem a possibilidade de acessar o valor em sua conta.

Seguro Desemprego

Para quem não sabe, o seguro desemprego é um benefício do trabalhador que é dispensando de suas funções sem a apresentação de justa causa. Quando solicita o valor, fica disponível para a pessoa a possibilidade de receber entre 3 e 5 parcelas do auxílio, dependendo do tempo de serviço prestado.

Quando já possui o cartão magnético, o trabalhador pode verificar saldo, emitir extratos e sacar as parcelas do seu seguro de maneira simples e rápida.

Programas Sociais

O Governo Federal proporciona auxílio através de diversos programas sociais e a maioria deles pode ter saldo e extrato emitido através do Cartão Cidadão.

Por isso, quem ainda não possui esta facilidade, pode solicitar o seu cartão nas agências da Caixa Econômica mais próxima. O cartão é gratuito e vale a pena conferir quais os cidadãos que tem direito a requirir a facilidade do cartão.