O que acontece se você não pagar o DPVAT?

Deixou de pagar o DPVAT? Este é um dos valores obrigatórios para quem possui um veículo e deixar de cumprir com esta taxa pode acabar rendendo alguns problemas para você. Veja a seguir o que acontece se você deixa de pagar esta taxa e entenda porque ela é importante.

O que acontece se você não pagar o DPVAT?

O que é o DPVAT?

Quem dirige ou quem está pensando em começar a dirigir, já deve ter ouvido falar em alguns valores obrigatórios como o DPVAT. Este recurso corresponde ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e é uma forma de amenizar os estragos e danos causados por situações no trânsito.

O DPVAT é responsável por ressarcir em dinheiro as pessoas envolvidas em um acidente de trânsito. Este é um dos poucos seguros que não irá buscar um causador para a situação e irá beneficiar toda e qualquer pessoa que tenha sido prejudicada, não somente os motoristas.

Por que preciso pagar?

Como você conferiu, o DPVAT é uma taxa muito importante. Anualmente, são registrados milhares de solicitações do benefício em todo o Brasil.. Ou seja, o recurso é muito importante e você pode precisar solicitá-lo um dia.

O valor do DPVAT é anual e deve ser cumprido dentro do prazo, assim, quando você precisar de suporte poderá está coberto pelo seguro obrigatório do Detran.

O que acontece se eu não pagar?

O DPVAT é um valor obrigatório muito importante para você que transita de veículo e o seu pagamento é obrigatório. Além disso, é preciso que você realize a quitação antes vencimento DPVAT 2020. De acordo com o Detran, o motorista devedor não será punido, mas sem cumprir com a taxa, fica impossibilitado de receber qualquer tipo de auxilio por parte do Detran.

Quem estiver envolvido em uma situação no trânsito com um motorista devedor ainda poderá ter acesso a indenização, mas o mesmo não irá receber o valor corresponde e ainda estará sujeito a cobrança de multas de trânsito e pontos na CNH.

Como posso regularizar a minha situação?

Diferente da maioria das taxas obrigatórias para proprietário de veículos, o não pagamento do DPVAT não gera a cobrança de juros antes de um ano. Portanto, é mais fácil de você regularizar a sua situação com o Detran e poder acessar o seu recurso se necessário.

Para pagar o seu DPVAT atrasado, acesse o site do Detran do seu estado e ofrneça ao site os dados do seu veículo. Assim, você poderá ver todas as pendências com o órgão, desde taxas atrasadas até multas. Basta imprimir o boleto do DPVAT e pagar em uma casa lotéria ou em um banco.

FONTE